A Conta-Corrente do Amor

A Conta-Corrente do Amor

A conta bancária é o lugar onde depositamos, sacamos e fazermos alguma reserva de dinheiro. Constantemente tiramos o extrato dessa conta para manter o controle e vigiando para que ela não entre no vermelho, ou seja, é necessário fazermos uma “reserva” para que tenhamos segurança.

Agora, fazendo uma comparação com o relacionamento, todos nós temos uma “conta bancária emocional” na qual funciona da mesma forma, a quantidade de confiança que se é depositada nessa conta mostra o tamanho da confiança e da sensação de segurança que se tem no outro.

Os depósitos na conta emocional são feitos através de atitudes de compreensão, amor, companheirismo, dedicação, honestidade, gentileza. É muito importante que façamos uma “poupança” na nossa conta emocional.

Manter um relacionamento amoroso não é uma das tarefas mais fáceis, por isso, exige uma dose diária de cuidados como abraços apertados, sorrisos sinceros, demonstração de carinho, isto é, depósitos diários de muito amor.

O oposto também pode acontecer! Ao invés de depositar, você começa a sacar dessa conta! Os saques acontecem quando você começa a desrespeitar seu parceiro, tratá-lo com indiferença e desrespeito, usar palavras grosseiras sem se importar com os seus sentimentos. A falta de diálogo, pensamentos que incomodam e os sentimentos escondidos acabam se transformando em situações mal resolvidas e que se negligenciadas, matam o amor.

Ao realizar “Saques” frequentes, a conta bancária acaba ficando no vermelho e a sensação de insegurança aumenta, colocando-nos em uma situação de medo como se estivéssemos pisando em “ovos”. Ficamos com medo de falar, medindo a todo tempo as palavras, uma ansiedade constante como se a qualquer momento algo de muito ruim pudesse acontecer. Com o saldo negativo, é assim que nos sentimos.

Infelizmente muitos casais vivem assim, com “saldo negativo” nas suas contas emocionais e não percebem que os relacionamentos, assim como tudo na vida, é necessário ter atitude, porque são nossas ações focadas que possibilitam a realização do que desejamos. Por isso é tão importante os “depósitos” constantes.

Enfim, os “depósitos” mais importantes na conta emocional são o respeito mútuo, ouvir com atenção o que o outro tem a dizer, sinceridade, expor claramente os sentimentos, demonstrar amor através de atitudes, palavras e nunca esquecer de pedir desculpas quando fizer uma “retirada” da conta. Pequenos gestos como esses ajudarão a manter um relacionamento saudável, harmônico e duradouro e assim, sua “conta emocional” dificilmente ficará no vermelho!


Se gostou, compartilhe com mais mulheres! De coração, isso me ajudará muito a continuar produzindo vídeos e artigos.

Se tem dúvidas, críticas ou sugestões, deixe o seu comentário abaixo!

Não deixe de cadastrar seu email aqui do lado para receber as atualizações do blog.

Um beijo,

Suzana

2 Comentários


  1. Perfeita analogia
    E ainfa ha gente que pensa nao ser necessario o investimento diario…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *