O que é Autoestima?

“Acredite em si mesmo.”

Essa é a mensagem que encontramos constantemente, em livros, programas de televisão, histórias em quadrinhos de super-heróis e mitos e lendas comuns.

Dizem que podemos realizar qualquer coisa se acreditarmos em nós mesmas. Claro, sabemos que isso não é verdade; não podemos realizar nada no mundo simplesmente por meio da crença – se isso fosse verdade, muito crianças estariam voando nos céus acima do telhado de sua garagem, em vez de arrastar um gesso por algumas semanas!

No entanto, sabemos que acreditar em si mesma e aceitar-se como você é é um fator importante para o sucesso, os relacionamentos e a felicidade, e que a autoestima desempenha um papel importante em uma vida próspera . Fornece-nos a crença em nossas habilidades e a motivação para realizá-las, atingindo, em última análise, a realização à medida que levamos a vida com uma perspectiva positiva.

Vários estudos confirmaram que a autoestima tem uma relação direta com nosso bem-estar geral, e faríamos bem em manter esse fato em mente – tanto para nós quanto para as pessoas ao nosso redor, especialmente as crianças em desenvolvimento com quem interagimos.

Antes de continuar lendo, pensei que talvez  você gostaria de conhecer SOS DA AUTOESTIMA. São exercícios detalhados e baseados na ciência que ajudarão você a aumentar e manter a sua autoestima saudável.

Você também pode baixar o PDF grátis do Teste da Autoestima e descobrir se a sua Autoestima está baixa.

Qual é o significado da autoestima?

Você provavelmente já tenha uma ideia, mas vamos começar do início mesmo assim: o que é autoestima?

Autoestima se refere ao senso geral de uma pessoa sobre seu valor ou dignidade. Pode ser considerado uma espécie de medida de quanto uma pessoa “valoriza, aprova, aprecia, preza ou gosta de si mesma” (Adler & Stewart, 2004).

De acordo com o especialista em autoestima Morris Rosenberg, autoestima é simplesmente a atitude de alguém para consigo mesmo (1965). Ele descreveu isso como uma “atitude favorável ou desfavorável para consigo mesmo”.

Alguns fatores que se acredita que influenciam nossa autoestima incluem:

  • Genética
  • Personalidade
  • Experiências de vida
  • Saúde
  • Pensamentos
  • Circunstâncias sociais
  • As reações dos outros
  • Comparação com os outros

Uma observação importante é que a autoestima não é fixa. É maleável e mensurável, o que significa que podemos testá-la e aprimorá-la… então não desista de você!!

Me conta aqui nos comentários como anda a sua autoestima.

Se quiser falar comigo entre em contato pelo meu WhatsApp(61)9 9197-3596 ou me envie um e-mail para: contato@suzanaborges.com.br

Fique em paz!

Um grande beijo!

Suzana Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *