Não permita que diálogos negativos entre você e seu companheiro acabem com o seu relacionamento.

Existem alguns casais que brigam por qualquer coisa: dinheiro, sexo, educação dos filhos, administração do tempo, profissão… no entanto, quando se trata de um casamento feliz e saudável o importante não é o que eles discutem, mas sim o como eles discutem. O pesquisador e escritor Dr. John Gottman criou o que ele chama de “Quatro Cavaleiros do Apocalipse”, onde ele explica que esses quatro “cavaleiros” são capazes de destruir e corroer as raízes do casamento.

Cavaleiro 1- Crítica

Você sempre reclama do seu companheiro. Existe uma diferença entre reclamar e criticar. A reclamação é sobre algo específico que o seu parceiro fez, já a crítica é mais vasta, acrescenta palavras negativas sobre o carácter ou da personalidade dele.

Veja um exemplo clássico:

reclamar: Nosso carro está imundo. Por que você não levou para lavar como disse  que ia fazer?

criticar: Por que você sempre esquece das coisas? Eu falei mil vezes para você mandar lavar,  e não adiantou nada!

Cavaleiro 2 – Desprezo/desrespeito

Sarcasmo e cinismo são formas de desprezo. Da mesma forma que xingar, revirar os olhos, sorrir zombeteiramente, ridicularizar e fazer gracejos hostis. O desprezo é venenoso para o relacionamento porque transmite um sentimento de repulsa.

Cavaleiro 3 – Defensividade

Sempre acredita que está certa ou então se vê como vítima da situação.

A defensividade apenas estimula o conflito, razão pela qual é tão destrutiva.

Na defensividade você acaba culpando o outro pois na verdade você está dizendo: “O problema não sou eu, é você.”

Cavaleiro 4 – Incomunicabilidade (barreira do silêncio)

Vamos imaginar que o esposo chega do trabalho, depara-se com uma barreira de críticas da esposa e se esconde atrás de um jornal. Quanto menos ele reage, mais ela grita. Por fim ele se levanta e sai da sala. Em vez de confrontar a esposa, ele se afasta dela. Ao se distanciar, ele está evitando uma briga, mas também o próprio casamento. Cria uma barreira do silêncio.

Quando qualquer um destes Quatro Cavaleiros surge em um relacionamento, é sinal de que está faltando um elemento fundamental, o respeito.

Não importa os motivos pelos quais você e seu companheiro estão discutindo, mas se você atacar o outro com desprezo, crítica, ou se você não se comunicar e agir de maneira defensiva, estará destruindo o amor entre vocês.

Assista o vídeo que eu gravei sobre esse assunto.


Referências

Ashey Davis Bush e Daniel Bush. 75 hábitos dos casais felizes.

John Gottman, Ph.D. e Nan Silver. The seven principles for marking marriage work.


Esta postagem obviamente não esgota o assunto sobre discussões no relacionamento e posteriormente falaremos mais sobre esse tema. A intenção aqui foi apenas mostrar como alguns diálogos negativos podem acabar com o seu relacionamento.

Fique em paz!

Um grande Beijo!

Suzana Borges

2 Comentários


  1. Simplesmente amando, os textos. E descobrindo como está meu relacionamento.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *